Tabata

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Tabata são exercícios intensos com duração média de 4 minutos, excelentes para perder barriga e ganhar músculos. Exercícios para quem tem pressa nos resultados e pouco tempo na agenda para uma atividade física longa e monótona.




Tabata – O que são estes Exercícios?

São treinos que a princípio podem enganar os leigos e soar mais fácil do que realmente são. Não se engane, apesar dos exercícios serem bem curtos, eles são muito eficientes para torrar as gorduras. Esteja preparado para os quatro minutos mais cansativos de sua vida!

Esse método explora o seu limite e você precisa ser determinada para conseguir concluir os treinos.

Os exercícios podem ser executados em vários níveis, mais sempre focados em levar o seu corpo ao limite máximo de gasto calórico e intensidade.

Tabata é recomendado para quem deseja:

  • Perder Gordura;
  • Ganho de Massa Muscular;
  • Desenvolver a Resistência e o condicionamento físico.

Veja um exemplo de treino Tabata com um grupo gringo.

Tabata – Como funciona e o que esperar?

Tabata é chamado de HIIE (High-intensity-intermitent-Exercise) traduzindo para o português  a definição fica assim: Exercícios de Alta Intensidade Intermitentes, ou HIIE.

Em uma semana treinando 20 minutos por sessão, durante 12 semanas, você poderá ter um redução da gordura corporal de até 17% e um aumento de massa muscular de 0,4 kg para as pernas e 0,7 kg para o tronco.

Nos tempos em que vivemos correndo para dar conta dos compromissos diários, muitas de nós acaba negligenciando a prática de uma atividade física em razão da escassez de tempo.

Mesmo sabendo que a saúde é proveniente de vários pontos que mantém nosso corpo em equilíbrio, suprimimos algumas dessas escolhas, geralmente os exercícios.

Sabendo que eles são benéficos, a medida que optamos por não fazê-los,  vamos percebendo nosso corpo ganhando peso, sofrendo alterações hormonais e dando espaço para a instalação de diversas doenças, pois o corpo não está em equilíbrio.

Por isso a Tabata é um método de treinamento que está vindo para proporcionar a você grandes resultados em sessões extremamente curtas (como você já deve ter adivinhado: treinos que duram quatro minutos). Outros estilos estão surgindo com variações de tempo diferentes.

No protocolo Tabata você precisa fazer oito sessões, cada uma é composta por 20 segundos de intensidade máxima e de mais 10 segundos de descanso ativo. Neste descanso ativo você não deve parar, mas apenas diminuir a intensidade. Por exemplo: se você for usar a corrida, neste descanso ativo você pode tanto caminhar como correr, mas em baixa velocidade.

Assim será possível para você fazer algo para mudar o seu corpo e desenvolver aptidão mesmo que você tenha uma agenda muito ocupada.

Tabata – Como fazer?

Se você deseja treinar em casa o Programa TREINO MEDIDA CERTA será o seu novo estilo de vida! Com ele você terá uma mudança no seu corpo, perderá muitas medidas e gordura corporal, desenvolverá a resistência física, terá uma melhora na parte respiratória e emagrecerá de verdade. Conheça o projeto, clique aqui.

Conheça o Treino Medida Certa

Experimento fazer o treino abaixo, sendo 8 sessões, cada uma é composta por 20 segundos de intensidade máxima e de mais 10 segundos de descanso ativo.

  1. Polichinelo – Sessão 1 / Tempo de exercício: 20 segundos + 10 segundos de descanso.

Tabata polichinelo Exercicio 1.8

2. Flexões – Sessão 2 / Tempo de exercício: 20 segundos + 10 segundos de descanso.

Tabata flexões Exercicio 2.8

3. Burpees – Sessão 3 / Tempo de exercício: 20 segundos + 10 segundos de descanso.

Tabata Burpees Exercicio 3.8

4. Abdominal – Sessão 4 / Tempo de exercício: 20 segundos + 10 segundos de descanso.

Tabata Abdominal Exercicio 4.8

5. Joelhos Altos – Sessão 5 / Tempo de exercício: 20 segundos + 10 segundos de descanso.

Tabata Joelhos Altos Exercicio 5.8

6. Alpinista – Sessão 6 / Tempo de exercício: 20 segundos + 10 segundos de descanso.

Tabata Alpinista Exercicio 6.8

7. Prancha Toque no Ombro – Sessão 7 / Tempo de exercício: 20 segundos + 10 segundos de descanso.

Tabata prancha-toque-ombro Exercicio 7.8

8. Prancha – Sessão 8 / Tempo de exercício: 20 segundos + 10 segundos de descanso.

Tabata Prancha Exercicio 8.8

 Conheça o Treino Medida Certa

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